Resumo do livro "o príncipe"
Teoria Geral do Estado e Ciência Política
Professora Júlia Moretto Amâncio
O Príncipe
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe.São Paulo: Martin Claret, 2004.
Letra Arial, 15.
Capítulo I
Maquiavel mostra os diferentes tipos de Estado, e as formas de principado, o adquirido e o hereditário e como conquista-los; pela virtú, que para ele é a qualidade sem a qual o governante não pode obter sucesso na arte de governar; e pela fortuna , mas adverte que com apenas essa segunda forma, o príncipe encontra muitas dificuldades em se manter no poder.
Capítulo II
Neste capítulo, Maquiavel mostra a facilidade de se manter um Estado novo em relação a um Estado Hereditário, pois este, pertecendo a uma antiga linhagem, já esta com seus costumes consolidados, e, para o príncipe ser bem sucedido em sua conquista " Basta para isso evitar transgredir os costumes tradicionais e saber adaptar-se a circunstâncias imprevistas."
Capítulo III
Maquiavel neste capítulo aconselha cautela ao impor regras ou provocar a população, pois o príncipe precisa do apoio do povo, e quanto mais injúrias feitas, mais inimigos ao soberano.
".. depois de conquistado uma segunda vez, os territórios rebeldes não voltam a ser perdidos com a mesma facilidade. A própria rebelião faz com que o monarca se sinta inclinado a fortalecer sua posição punindo os rebeldes, desmascarando os suspeitos, revigorando seus pontos fracos." Segundo Maquiavel, um território com as mesmas línguas e costumes é mais fácil de ser conquistado, basta ao soberano apenas não interferir nestes. Mas Maquiavel aconselha ao príncipe que conquista uma província com leis, costumes e língua diferentes, que esse o faça pessoalmente, para que problemas e erros sejam solucionados e corrigidos rapidamente, e não atrapalhem a conquista.
Capítulo IV
Os reinos são governados de duas formas, segundo Maquiavel; pelo Príncipe e seus auxiliadores, ou pelo Príncipe e a nobreza que o segue e o admira, e com um