Resumo do livro "o mulato"
Após a morte da filha, Bárbara vai morar com o genro Manuel Pescada e sua neta Ana Rosa em São Luís do Maranhão. José, irmão de Manuel era casado com Quitéria, viúva rica e sem filhos. José teve um filho com a ex-escrava Domingas, só que ele dava muita atenção para o filho, assim sua esposa percebeu e teve um ataque de raiva, atacou a Domingas com chibatadas e queimou-a com ferro quente, quase levando a morte.
Quitéria decidiu refugiar-se na casa da mãe, José vai buscá-la mas encontra ela traindo-o com o padre Diogo, ele enfurecido mata a mulher e faz um pacto de silêncio com o padre.
José deixa a fazenda para Domingas e vai para São Luís com intenção de vender as propriedades e ir para Portugal com Raimundo, ficam na casa de Pescada, logo adoece e impossibilitado de viajar fica por lá, recebendo a visita do padre, e nasce a Ana Rosa, filha de Pescada.
Quando José está melhor resolve voltar para sua fazenda, mas quando estava chegando foi pego em uma emboscada e foi morto, seu filho Raimundo foi mandado para Portugal para ficar com o padrinho, desejo do pai.
Raimundo estuda Advocacia na Europa e se forma como advogado, volta ao Brasil para vender as terras do pai e estabelecer-se no Rio de Janeiro. Pescada abriga ele interessado no lucro das vendas, apoiado pelo Cônego Diogo, antes padre, que teve culpa na morte do pai de Raimundo.
Ana Rosa, prima de Raimundo sonhava em um casamento romântico, ter filhos com seu amor, sua mãe dizia para ela que só deveria se casar com a pessoa que ama, só assim ela seria feliz. Seu pai queria que ela se casasse com Luís Dias, seu empregado, mas ela recusava.
Convivendo com o Raimundo, Ana Rosa começa a ficar apaixonada por ele. A família de Ana percebe que ela está ficando pálida e a solução seria o casamento com Dias,