Resenha crítica do livro longe dos olhos
Esta resenha foi um trabalho escolar de meu filho Lucas Duarte. Resolvi postar no meu blog porque já tinha um tempão sem escrever nada, então pensei em postá-la, pois além de encher o blog iria servir de consulta para algum outro estudante. (http://unpicdetot.blogspot.com.br/search/label/Resumo%20de%20Livros)
"Longe dos Olhos (Editora Ática, 2011, 121 páginas) do escritor Ivan Jaf está voltado a assuntos como o preconceito, mas também mostra que não existem barreiras para o amor. Ivan Jaf é um escritor carioca que nasceu em 1957 e dedica suas obras principalmente ao público infantojuvenil. Neste, ele revisita o clássico da Literatura brasileira O Mulato, de Aluízio de Azevedo, e consegue inserir no contexto trechos da obra interpretando de uma forma bem simples e interessante, pois os personagens Oto e Silvia vivenciam um drama semelhante ao que Raimundo e Ana Rosa vivenciam em O Mulato. Assim como Raimundo, Oto rejeita a própria cor e como para que para superar seu próprio preconceito dedicou-se aos estudos. As duas tramas contam histórias de amor que barram nas tradições e no preconceito.
Silvia tinha 19 anos, era cega e gostava de sentar todos os dias em frente à orla da praia Urca e Oto um rapaz negro de 20 anos, forte, alto, que estudava letras de manha na Universidade Federal. Passando em frente à praia Urca viu Silvia lá, achou ela linda, foi uma espécie de amor à primeira vista, mas ele não desconfiava que ela era cega. Durante toda a semana ele procurou chamar a atenção da garota fazendo coisas ridículas para tentar puxar assunto e se aproximar dela, porém percebeu que ela nem ligava para as besteiras que ele fazia, ela era totalmente desatenta a tudo o que acontecia por ali, não observava nada e olhava somente em direção ao mar. Parecia alheia a tudo e não deu à mínima. Oto Começou a sentir uma raiva enorme e imaginar que ela era uma menina rica e preconceituosa. E ele que estava aborrecido com tanta