Resumo do livro O Hobbit
A história se passa no mundo imaginário da Terra Média, durante a Terceira Era do Mundo.
Bilbo Bolseiro leva uma vida pacífica na sua toca confortável em um lugar chamando de Condado. Bilbo mora numa toca porque é um hobbit - uma raça de pessoas pequenas e rechonchudas, com cerca de metade do tamanho de um homem, dotadas de pés peludos e grande amor por boa comida e boa bebida. Bilbo está bastante contente no Condado, perto da agitada aldeia hobbit de Hobbiton, mas certo dia seu conforto é abalado pela chegada do velho mago, Gandalf, que o convida a partir numa aventura com um grupo de 13 anões militantes. Os anões estão iniciando uma grande expedição para recuperar seu tesouro roubado pelo dragão Smaug, e Bilbo irá atuar como seu "ladrão". Os anões estão muito céticos sobre a escolha do ladrão feita por Gandalf, e Bilbo fica aterrorizado pela perspectiva de deixar sua vida confortável e se envolver em aventuras. Entretanto, Gandalf garante tanto a Bilbo quanto aos anões que há mais no pequeno hobbit do que os olhos podem ver. Por algum motivo que nem mesmo Bilbo compreende, ele aceita participar da aventura, mesmo sem garantias de que retornasse com vida.
Pouco depois da partida do grupo, três trolls famintos capturam todos, menos Gandalf. O mago engana os trolls, fazendo com que eles fiquem ao ar livre até raiar do dia, e a luz do sol os transforma em pedra. No acampamento dos trolls, o grupo encontra uma grande quantidade de armas. Gandalf e Thorin, o líder dos anões, pegam espadas mágicas e Bilbo toma uma pequena espada para si.
Os aventureiros descansam na aldeia de Valfenda, onde eles são aconselhados pelo grande rei dos elfos, Elrond, e depois partem para atravessar as Montanhas Nevoentas. Durante uma tempestade de neve, eles buscam abrigo numa caverna e são aprisionados por orcs, que vivem sob a montanha. Eles escapam e são guiados por Gandalf para uma passagem para fora da montanha, mas acidentalmente deixam Bilbo para trás.
Vagando pelos