Resumo do Livro - O Corpo Fala
O Corpo Fala - Pierre Weil e Roland Tompakow
O livro basicamente fala sobre a comunicação não verbal que o corpo expressa, na maioria das vezes inconscientemente. Na primeira parte o livro demonstra a esfinge, composta por corpo de boi, tórax de leão, a parte mental representada pela águia e a cabeça humana que expressa à junção de todos.
É demonstrado de forma clara como em algumas situações a boca diz algo e o corpo nega, assim podendo nos desmentir.
Na segunda parte há o vocabulário prático que demonstra as expressões do corpo em determinadas situações. Fala também sobre as maneiras que o corpo demonstra amor a outras pessoas ou a algumas coisas.
Algo que me chamou a atenção é a forma com que os autores nos fazem refletir e quando isso ocorre percebemos o quanto nos identificamos com as atitudes expressas no livro (em forma de desenho), vemos o quão isso ocorre ao nosso redor, porém não damos a devida atenção porque já nos acostumamos a não refletir diante desses gestos.
Outra coisa legal é que o livro nos fez voltar a reparar nas mensagens que o corpo manda, então torna – se “fácil” perceber quando alguém está desconfortável em uma situação ou quando está mentindo.
A esfinge sem dúvida foi o mais marcante para mim, pois às vezes pensava como fiz algo que nem sei explicar, então isso ficou claro quando explicaram que quando um dos três animais está em desacordo em determinadas situações, um se sobressai e ação sai por impulso. No amor os animais da esfinge são essenciais, porque somente se estes estiverem em harmonia haverá o amor verdadeiro em relação a objetos e pessoas.