resumo do livro a moreninha
Augusto acaba aceitando, mas fala sobre sua inconstância no amor, dizendo jamais se ocupar de uma mesma moça durante 15 dias. Os rapazes apostam que o amigo ficará apaixonado durante 15 dias por uma única mulher. Se isso ocorrer, deverá escrever um romance, caso contrário, Filipe escreverá.
Antes da partida, Fabrício envia uma carta a Augusto, pedindo-lhe ajuda para se livrar da namorada, a prima feia e pálida de Filipe, Joana. Durante isso,Augusto deve persegui-la e, Fabrício, fingindo ciúmes, termina o romance. Ao se encontrarem na ilha, o colega nega o auxílio e, na hora do jantar, Fabrício fala em público o que aconteceu entre ele e o amigo.
Mais tarde, Augusto conta a D.Ana que seu coração já tem dono, uma menina que, por acaso, encontrou aos 13 anos, numa praia. Nesse dia, ajuda a família de um pobre que lhes dá um breve como sinal de eterno amor, o da menina contém o camafeu de Augusto e o dele o botão de esmeralda da garota. O rapaz não a esquece e, como não sabe seu nome, chama-lá de minha mulher.
Chegada a hora das despedidas, Augusto não consegue pensar em outra coisa a não ser em em D.Carolina (a Moreninha ) . Recorda-se do jeito meigo da menina, quando estava lavando os pés da escrava, que passou mal na ilha por ter bebido além da conta.Retorna no domingo, acertando novo encontro para o final da semana. A Moreninha corresponde a todos os galanteios, ansiando pela volta.Contudo o pai do rapaz, ao visitá-lo, resolve impedir o retorno à ilha;quer vê-lo estudando, trancado no quarto.
Augusto fica tão triste que,