Resumo do livro moreninha
O livro retrata a história de quatro amigos que eram estudantes de medicina em uma faculdade. Entre eles está Augusto um homem que vive se apaixonando por uma mulher atrás da outra.
Como o fim de semana estava chegando, Felipe resolveu convidar os outros três para passar uns dias na casa de sua avó. Onde moravam suas duas primas e sua irmã. A princípio Augusto não queria ir, mas Felipe insistiu fazendo uma aposta: se Augusto ficasse mais de quinze dias apaixonado por uma das três, ele teria que escrever um romance contando a história, mas se ele não se apaixonasse, Felipe teria que escrever uma história contando o que aconteceu.
Quando tudo estava pronto para viajar, Fabrício contou para Augusto que estava apaixonado por uma das primas de Felipe e pediu para que ele fingisse se interessar por ela para que ele pudesse ter um desculpa para terminar.
Assim que Augusto chegou à casa da Senhora Ana, avó de Felipe, ele notou que casa era bela, rica e bem alegre. Admirou também a beleza das jovens moças que se encontravam no lugar.
Depois de uma longa conversa com uma senhora amiga da família, ele foi conversar com alguém de seu interesse, já que a conversa com a senhora tinha sido muito desagradável. Um minuto se passou de conversa com uma moça, irmã de Felipe, e Fabrício foi procura-lo para ver se Augusto o ajudaria ou não. Eles foram conversar em um gabinete para a conversa ser mais reservada.
Augusto negou o pedido de Fabrício, deixando-o irritado, com isso um propôs guerra ao outro. Felipe entrou no gabinete e os chamou para jantar. No jantar Fabrício tentou deixar Augusto com má fama entre as moças. E começaram uma discussão em pleno jantar, mas Augusto conseguiu reverter a sua situação.
No final do jantar Leopoldo foi perguntar para ele por qual das moças estava apaixonado, e se ele iria ganhar ou perde a aposta feita com Felipe. Augusto responde que se encantou por três, mas que mesmo assim iria ganhar a aposta.