Como fazer um relatório
Manual de Laboratório de Física I Hatsumi Mukai e Paulo R. G. Fernandes
Fevereiro/2008
Manual de Laboratório – Física Experimental I- Hatsumi Mukai e Paulo R.G. Fernandes
Capítulo
1
Como se faz um relatório?
O relatório deve conter as informações necessárias para o entendimento do experimento realizado. Nesse sentido, para que todos os alunos de Laboratório de Física Experimental I tenham uma orientação sobre como se deve fazer um relatório estamos sugerindo o seguinte modelo: Capa :
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ CENTRO DE CIÊNCIA S EXATAS DEPARTAMENTO DE FÍSICA LABORATÓRIO DE FÍSICA I
Cabeçalho.
TÍTULO DO EXPERIMENTO
Título centralizado no meio da folha.
ACADÊMICO(S) : TURMA:
RA: PROFESSOR:
Identificação, data e local no final da página.
LOCAL E DATA:
Conteúdo: Resumo: O resumo informa, em linhas gerais, o que é feito no trabalho. Deve ser curto e extremamente objetivo. Sendo relatadas apenas as partes mais relevantes do trabalho.
2
Manual de Laboratório – Física Experimental I- Hatsumi Mukai e Paulo R.G. Fernandes 1. Introdução: A introdução deve tratar de dois aspectos: Uma apreciação sobre o assunto, mostrando sua importância e a apresentação clara e específica dos objetivos do trabalho. Deve indicar o meio e a finalidade da investigação. 2. Desenvolvimento Teórico: Escrever a teoria necessária para o desenvolvimento e compreensão do experimento a ser realizado de forma sucinta. Desenvolvimento Experimental: Nessa parte do relatório deverá conter: 3. Materiais utilizados: cite, em itens, todo o material utilizado no experimento. Para se auxiliar na descrição do material ou equipamento utilizado, faça uma figura (esboço ou esquema) indicando, se for o caso, partes do equipamento com números, letras ou palavras. 4. Descrição do experimento: Neste item deverá ser relatado como se obteve os dados experimentais, descrevendo o