Hebreus
Hebreus, Israelitas ou Judeus tem uma história conhecida por migrações e pelo monoteísmo. Segundo o velho testamento, a jornada começou quando Abraão recebeu de Deus a tarefa de migrar o povo hebreu do Egito ,onde foram escravizados por 300 anos, para Canaã (Futuramente, Palestina), aproximadamente onde fica o Estado de Israel. As informações desta história baseiam-se em salmos do antigo testamento, que foram escritos conforme a tradição oral dos Hebreus, porém este texto só retrata símbolos e “enigmas”, tornando sua interpretação bastante difícil. Já foram encontrados vestígios da velha cidade Hebraica, o que, naturalmente, acarreta novas formas de interpretar as suas histórias.
PERCURSO(1)
Após a irem pela primeira vez para Canaã, depois de um tempo Hebreus realizaram o que seria a segunda de três grandes migrações e partiram rumo ao Egito.
A TRAVESSIA (O ÊXODO)
Num contexto de escravidão, quanto mais os egípcios oprimiam os hebreus, eles se multiplacavam. Para conter o avanço irremediável da população Hebraica no Egito, o Faraó ordenou que todo o menino israelita recém-nascido fosse morto. Então, nasce Moisés, menino encontrado navegando pelo Nilo numa cesta. Tal menino foi criado pela filha do Faraó. Moisés foge do Egito e vai para Midiã, onde vira pastor e recebe um chamado de Deus que disse que ele deveria voltar ao Egito para que liderasse a fuga do povo Hebraico, rumo a Canaã. Moisés, então, retorna ao Egito e pede ao Faraó que liberte o seu povo para que possam partir. O Faraó, negando o pedido, foi amaldiçoado com as pragas do Egito, a última sendo a morte de todos os primogênitos onde a casa não estivesse com a porta marcada com sangue de cordeiro. Após sofrer com a morte de seu filho mais novo, deixa os Hebreus partirem. O Êxodo inicia; Aproximadamente 600 mil homens, junto com suas mulheres e crianças deixam o Egito, juntamente com uma grande manada e um grande rebanho rumo à Canaã. Logo após, o Faraó muda de ideia e começa a