resumo do livro A culpa é das estrelas
Pode-se descrever assim a relação de Green com Esther Earl, vítima de um câncer que não lhe poupou a vida. Segundo as palavras do próprio autor, apesar de tudo que aprendeu com sua doença e conseqüente morte, o mundo seria hoje um lugar bem melhor se a garota ainda estivesse viva e ativa, produzindo seus vídeos e colorindo tudo a sua volta.
Seus contraditórios sentimentos em relação à partida de Esther, especialmente na fase inicial do luto, o levaram a escrever A Culpa é das Estrelas de uma forma febril e apaixonante. Embora sua passagem pela Terra tenha contribuído para que seus familiares criassem a instituição This Star Won‘t Go Out, uma organização não governamental destinada a amparar os familiares de crianças portadoras de câncer, Green confessa ter muitas saudades da adolescente, e ainda estar irritado com sua ausência.
Dois anos se passaram e o livro foi publicado, é um grande sucesso de público, mas o escritor insiste em afirmar que sua narrativa não se baseia em apenas uma história verdadeira, pois vários outros personagens reais também o motivaram a criar esta obra. Além disso, Hazel e Esther definitivamente são pessoas totalmente distintas. Assim o autor comprova que não retrata aqui a trajetória autêntica da jovem, a qual pertence somente a seus familiares.
Hazel descobre, aos treze anos, que é portadora de um câncer agressivo. Três anos depois ela se encontra em estágio terminal. Os médicos, em seu empenho, conseguiram reduzir seu tumor, o que lhe possibilita ter mais alguns anos de vida. Este é o cenário no qual a protagonista está mergulhada quando, de