Resumo do livro Visto do Céu
Título Original: The Lovely BonesAutor: Alice SeboldEditora: Casa das Letras, 10ª edição
Nº de páginas: 260 páginas
“ Horas antes de eu morrer, a minha mãe tinha pendurado no frigorífico um desenho feito pelo Buckley. No desenho, uma grossa linha azul separava o ar da terra….”
A capa do livro representa um episódio do filme, onde podem ver um milheiral cortado tal como a vida da personagem principal foi talhada, vemos também a silhueta do seu assassino e ao fundo no céu pairam aves de rapina, aves que caçam em movimento e quando alcançam a presa matam-na. O céu representa toda uma tragédia/tempestade que se avizinha. (ler pág. 9)
Hoje em dia existem jovens a serem violadas e mortas, cujos corpos nunca são totalmente encontrados.
Esta obra segue uma ordem linear onde a narradora (auto diegética) Susie Salmon, a personagem principal, narra a sua história desde o dia da sua morte, a sua subida ao céu e as tentativas para encarnar na vida, contudo sem sucesso. A autora compôs personagens distintas e com diferentes características, mostrando-nos a complexidade do ser humano.
A família Salmon era uma família aparentemente feliz, contudo com a sua morte todos ficam bastante diferentes, o sofrimento tão sentido do pai, a frieza da mãe enquanto se envolve com o agente Fenerman que tratava do caso de assassínio de Susie e o seu retorno no fim quando se apercebe que o marido se encontra doente, todo o amor e as saudades que Lindsey, a sua irmã guarda de si e a imaginação do seu irmãozinho Buckley, que acaba por ser um dos poucos que consegue sentir, ver e ouvir Susie.
São abordados dois temas diferentes: a vida, da família de Susie na terra com todos os traumas, ansiedades e dor causados pela sua morte e desaparecimento; por outro lado, é panteado tudo aquilo que acontece às almas que partem e a influência que essas têm na vida dos que cá ficam. Quando chegada ao céu a Salmon mais velha encontra todas aquelas que também tinham sido assassinadas pelo