Apontamentos De Caelo
Contextualização
Aristóteles (384-322 a.C.)
Nasceu na Macedónia (Estagira) numa família aristocrata, sempre ligada à corte.
Veio estudar para Atenas, para uma academia de ensino onde estuda com Platão. Muito do seu desenvolvimento é lido à luz de Platão, seu tutor.
Depois dos estudos em Atenas, faz uma viagem durante uns anos pelo Mediterrâneo e durante o período da viagem, dedica-se a estudos naturais, de biologia, vida animal – máxima importância e influência para Darwin, por exemplo.
Obras sobre lógica, física, história natural, filosofia e psicologia.
É muito importante como ele define a ciência porque, para ele, é um saber certo por causas – “eu sei cientificamente quando conheço a causa das coisas e a conheço de uma maneira certa”. Fazer ciência é descobrir a causa das coisas.
Sobre os Céus A observação das estrelas era de total estabilidade (não mudavam durante a vida de uma pessoa). A experiência de observar os céus é uma experiência de imortalidade. Em 1572 apareceu a supernova e abriu-se uma discussão porque nunca se tinha registado nenhuma observação fora do habitual. Estas observações permitiram, mais tarde, constatar que as estrelas se movem circularmente e têm como centro o Pólo Norte.
A observação