titulação acido-base
A técnica da Titulação ácido-base é uma das mais comuns para a análise quantitativa de diversos componentes. Ela consiste em usar uma reação imediata da qual a estequiometria é conhecida para se aferir a quantidade de uma substância. Uma aplicação de ácido-base é a determinação da concentração de um ácido de concentração desconhecida pela reação de neutralização de uma base de concentração conhecida. Uma reação de neutralização é uma reação que ocorre entre um ácido e uma base, tendo como produtos finais, sal e água. Durante esta operação adiciona-se o titulante (solução de concentração conhecida) ao titulado (solução de concentração desconhecida), a reação se processa até que sejam adicionadas quantidades equivalentes das duas soluções, em que, nessa altura atinge-se o ponto de equivalência. Um dos métodos de identificação do titulante e titulado é o colorímetro. Esse método consiste na adição de um indicador ácido-base, que muda de cor quando se atinge o ponto de equivalência. A fenolftaleína é um indicador muito utilizado. Ela assume a forma incolor em meio ácido e violeta avermelhado (rosa) em meio alcalino. Um exemplo muito simples e muito utilizado para explicar o princício da titulação é a titulação ácido forte/base forte. Tomemos como exemplo a reação de neutralização do HCl por NaOH
HCl + NaOH → NaCl + H2O
A reação do ácido com a base tem uma estequiometria de 1:1, ou seja, cada mol de HCl reage com um mol de NaOH. Se você sabe a concentração da solução de NaOH usada, e se você puder saber o ponto em que o NaOH adicionado consumiu todo o HCl, você saberá a concentração do HCl.
OBJETIVO
Tal pratica teve como objetivo conhecer e manusear materiais necessários ao processo de titulação de uma solução e encontrar o ponto ácido-base nas concentrações de cada substancia titulada.
MATERIAIS E METODOS
1. MATERIAIS UTILIZADOS:
Bureta
Bequer
Pipeta Volumetrica
Proveta
Erlenmeyer