Resumo Do Livro Verde Para A Sociedade Da Informac A O Em Portugal
1-A democraticidade da sociedade da informação A sociedade da informação é uma sociedade para todos os indivíduos, não deve de haver barreiras nos grupos sociais, tal como não se deve de deixar de parte os indivíduos mais desfavorecidos, pois todos têm o direito de ter acesso à sociedade da informação.
1.1 A sociedade da informação e a democracia
Na construção da sociedade da informação tem que ser respeitados os princípios e as regras que estão definidos na constituição da república portuguesa. Ao acesso ao conhecimento e à informação não pode haver qualquer discriminação de origem social, logo para que isto não aconteça prevê-se que haja computadores e redes electrónicas em locais públicos, nas escolas, nas bibliotecas e arquivos, nas instalações autárquicas para que todos tenham acessos a sociedade da informação e que ninguém fique posto de lado.
Para que possa haver uma mudança significativa é necessário que todos estejam de acordo para que isso aconteça, isto é, empresas, trabalhadores, professores, jovens, idosos, todos os cidadãos, tem que intervir para que a mudança seja significativa e que chegue a todos. O livro verde, realça que as novas tecnologias de informação e comunicação tem enumeras potencialidades em diversas áreas, tais como: no acesso directo à informação e nas novas formas de diálogo social a nível nacional, faz com que haja uma maior liberdade de expressão e também a todos os direitos de intervenção democrática, faz com que os órgãos de poder prestem novos serviços e que deixe de haver discriminações sociais e regionais, e com que haja uma interferência na esfera internacional.
Para que estas potencialidade se possam por em prática é preciso que o povo tenha uma nova atitude e uma nova cultura de utilização. A sociedade da informação é também uma sociedade de mercado isto porque as empresas lideram diariamente com o desenvolvimento da tecnologia e da sua