Trabalho Individual 2 Periodo
bulliyng
Santa Luzia
2011
cláudia ramos de souza;
bulliyng
Trabalho apresentado ao Curso (Pedagogia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, interdisciplinar
Prof. CARLOS EDUARDO DE SOUZA GONÇALVES
Santa Luzia
2010
O que é o bullying?
o bullying se caracteriza por formas de violências verbais ou físicas, que envolvem situações de humilhação recorrentes e que expressam intolerância com a diferença. "Este fenômeno deve ser encarado não apenas como um problema particular dos que sofrem, mas como um problema social que tem repercussões bem mais amplas para a sociedade em geral",
O bullying é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. As causas desse tipo de comportamento são variadas. Poderia dividir em dois grupos: no primeiro são crianças ou adolescentes provenientes de famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros.
No segundo grupo estão as crianças e adolescentes mimados, que não possuem em casa limites para as suas atitudes. É difícil identificar esta forma de violência por parte dos familiares e da escola, uma vez que a vítima se vale da "lei do silêncio". Não existem soluções simples para se combater o Bullying. Trata-se de um problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver sua própria estratégia para reduzi-lo. É importante saber que adotar posturas não-violentas trará benefícios a todo o contexto escolar.
Como exemplo o caso do aluno Ednã que se sente constrangido quando alguns professores desconsideram o acento do seu nome ou erra o mesmo.
O professor deve ter uma postura ética, demonstrando respeito diante a turma. para que os outros alunos o respeite diante deste fato,lembrando que se o