Fichamento NATALIA
Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental (pág. 227-247)
CALLAI, Helena Copetti. Cad. Cedes, Campinas, vol.25, n.66, maio/ago. 2005.
A autora apresenta de forma sucinta, a necessidade do ensino geográfico no ensino fundamental e relata a importância de se aprender a ler o mundo, através da leitura do espaço em sua complexidade, ou seja, uma verdadeira alfabetização cartográfica, que começa desde de o reconhecimento dos lugares á entender o espaço constantemente mutável em todo a sua complexidade.
O grande desafio é ultrapassar essa geografia tradicional aplicada nas escolas para uma dinamicidade, sendo o professor e sua metodologia a ferramenta capaz de promover essa transformação, não apenas observando e identificando a paisagem, mas também reconhecendo o seu verdadeiro significado.
Outro problema é tratar dos fatos isoladamente, se sendo o espaço um todo essa fragmentação acaba por limitar o que não se pode, ou seja, não funciona esse ensino hierarquizado tradicional.
Deve-se instigar a criança a explorar o seu espaço e construí-lo não só através da percepção, já que ele é refeito todo dia, através das relações diretas e indiretas expostas nele, sabendo assim intercalar o docente, o espaço e a sociedade.
Depois desse processo a criança poderá ampliar o seu espaço vivido, e naturalmente poderá conceber o espaço como um todo, muito diferente de antes, onde se fazia um recorte da área estudada como se ela fosse interdependente de tudo.
Ler o espaço através da cartografia possibilita que a criança tenha uma maior compreensão, pois assim acaba legitimando o saber geográfico, através dos mapas eles exercitaram não só o reconhecimento territorial real, mas também o representacional, representando-o sempre de maneira coerente, caso contrario, acabara prejudicando na construção do saber geográfico tradicional.
Dessa forma a geografia tem um papel fundamental na iniciação da formação do aluno, pois possibilita que aprenda a