Resumo Do Livro Teoria Geral De Estado Dalmo Dallari
Temas: Representação Profissional, Corporativa e Institucional.
Segundo Dallari, a descrença na representação política já inspirou varias tentativas de encontro de outras bases de representação, visando a assegurar maior autenticidade dos representantes, sobretudo no sentido de serem efetivamente vinculados aos representados. Das ideias de representação surgidas em substituição à política, podem-se destacar três, que já exerceram influência prática, são elas: representação profissional, representação corporativa e representação institucional.
REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL
Conforme Dalmo Dallari, a ideia da representação profissional tem sua fonte mais remota nos movimentos a favor da ascensão política do proletariado, desencadeados na primeira metade do século XIX e intensificados com o desenvolvimento da Revolução Industrial e o agravamento das injustiças sociais que ela determinou. Por influência de inúmeros fatores político-sociais, o movimento proletário se dividiu em várias correntes, uma das quais chegou a propugnar a representação profissional. Para entender a origem dessa ideia é preciso entender que o movimento proletário, teve seus principais pontos de apoio na França e na Inglaterra, nascendo da conjunção do socialismo e do anarquismo. A noção do Estado como inimigo do povo é herança das lutas contra o absolutismo, fez preponderar à rejeição de qualquer intervenção de Estado na ordem social, as atividades econômicas foram fortalecidas, produzindo uma situação social profundamente injusta, com a concentração de grande massas proletárias , sem nenhuma garantia de salário justo, sem limitação das horas de trabalho e sem qualquer preocupação pela segurança e pela saúde dos trabalhadores.
Na França a Lei Le Chapelier, de 1971, proibira todas as associações, operarias e patronais, declarando não haver mais corporações no Estado, mas somente o interesse particular de cada indivíduo e o