george Owel
Buscamos com o presente trabalho realizar a análise do livro “1984” de George Orwell trazendo aos leitores a realidade daquele tempo sob a ótica do autor.
Tal obra dotada de grande complexidade e dramacidade permite realizar um comparativo do livro 1984 com o capítulo II do livro Elementos da Teoria Geral do Estado de Dalmo de Abreu Dallari.
O estudo pretendeu analisar tais obras considerando o contexto social, tendo como foco afastar qualquer juízo axiológico pontuando os elementos presentes na atualidade.
E por fim, demonstrar que estes clássicos da literatura são assim considerados por tratarem o tema Estado e seus elementos, com conceitos e fundamentos que ser prolongam ao longo tempo.
SUMÁRIO
1. Introducao ...
1.1 introducao ....................................................................................
2. Desenvolvimento
2.1.Estado: Conceito
2.1.1 Elementos Constitutivos do Estado
2.2. Totalitarismo
3. Autor George Orwell
3.1.O Livro: “1984”
3.2. Autor Dallari
3.3. O Livro: Elementos da Teoria Geral do Estado
3.4. O Estado Segundo Dallari
3.5. Comparativo entre Dallari e George Orwell
4. Conclusão
5. Referências Bibliográficas
- Introdução
Considerado um dos livros mais lidos no século XX, “1984” a obra retratou com profunda sabedoria um tempo que foi e que continua sendo, anos após o fim da cortina de ferro um alerta contra o grave defeito da natureza humana: o desejo de poder total e de controle.
O livro demonstra um Estado com poderes totalitários, controlando tudo e todos. Um totalitarismo ambientado na Inglaterra da década de 40.
Neste trabalho estamos, portanto diante de dois Estados antagônicos, um Estado com controle total, ilimitado, onde os cidadãos são a todo tempo pressionados e torturados para seguir os fundamentos do Estado e um outro Estado que por sua vez é conceituado por Dallari (e outros escritores como Hans Kelsen,