Resumo do livro rumo a uma nova didática
CANDAU. Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 4ª Ed. Ed Vozes. Petrópolis, 1988.
AUTORA Vera Maria Candau é a organizadora do livro, com alguns textos de sua autoria. Outros autores dos artigos do livro: Menga Lüdke, Isabel Alice Lelis, Iliana Paulo, Iolani Vasconcelos, Tânia Cléa Braga Moreira Ayres, Adélia M. N. S. Koff, Ana Beatriz Carvalho Pereira, Zélia Mediano, Marli E. D. A. André, e ainda a equipe de Didática da PUC/RJ.
PRINCIPAIS IDEIAS DO AUTOR QUE SE APLICAM ÀS ATIVIDADES DE SALA DE AULA PARA UM PROFESSOR DE INFORMÁTICA.
1. “Ao se analisar as abordagens da tecnologia educacional poderemos chegar a identificar um formalismo técnico; se analisarmos outras propostas mais participativas, poderemos ver um certo formalismo sociológico.” Independente da forma como o conteúdo é trabalhado, ou do enfoque a ele relacionado, podemos perguntar-nos pelos desafios que a reflexão didática enfrenta hoje. O uso da tecnologia é uma realidade e não pode sofrer um reducionismo, ou se transformar em um formalismo técnico. O uso da sala de tecnologia sem um planejamento e objetivos claros não tem finalidade nenhuma.
2. “O grande desafio da Didática é assumir que o método didático tem diferentes estruturantes e que o importante é articular esses diferentes estruturantes e não exclusivizar qualquer um deles.” Desta forma percebe-se que o método não pode ser exclusivizado. Não se pode usar a técnica excluindo-se outras variáveis. O uso da tecnologia nas escolas não pode ficar dissociada dos conteúdos trabalhados pelo professor. Deve sim, ser uma ferramenta que potencialize a forma como os alunos irão assimilar o que o professor quer transmitir.
3. “A educação é um processo multidimensional. Ela apresenta uma dimensão humana, uma técnica e um dimensão politico-social.” O desafio da educação é construir uma visão articulada que