Resumo do livro Produção Gráfica Lorenzo Baer
Este livro trata de assuntos diretamente ligados a produção gráfica, editorial, impressão, estudo das cores, diagramação entre outros assuntos do meio de produção. No primeiro capitulo podemos entender melhor o as funções das
Agências de propaganda que é uma empresa responsável pela criação, planejamento, produção e veiculação de campanhas publicitárias. Visão geral das técnicas de produção gráfica. Tipologia, tipografia, tipometria. Composição do texto, originais e modelos. Mancha gráfica. Papel, texturas e cor
Princípios de pré-impressão
Definição de termo “impressão” Uma das mais apropriadas definições de termo impressão continua sendo: A reprodução mecânica repetitiva de grafismos sobre suporte e formas de impressão.
Física da cor, luz e pigmento
Nossa percepção visual se dá a partir da incidência de ondas de luz de diferentes comprimentos sobre determinadas áreas e objetos, considerando-se o grau de absorção dessa luz. Assim, as características da cor dependem basicamente da nossa percepção visual.
Seleção de cores
Quando criamos uma peça a cores, esperamos que o resultado final seja o que planejamos. Para conseguir isto precisamos de três coisas:
• Uma clara compreensão do processo de cor e de como ela é vista e impressa por diferentes máquinas;
• Um conhecimento dos processos comerciais de impressão;
• Uma comunicação bem estabelecida com o fornecedor.
Processamento de imagens e textos para editoração eletrônica
Os processos gráficos que iniciaram uma parceria como computador foram a composição de textos e a separação de cores.
Tintas de impressão
As primeiras tintas de impressão foram produzidas na china, cerca de um século antes de Cristo.
Os ingredientes eram, na maioria, negro-de-fumo e óleo de linhaça. As tintas coloridas não passavam de três ou quatro. A tintas de impressão é composta essencialmente de pigmento e veiculo.
Os pigmentos são substância colorantes sólidas, naturais ou