Estudo Comparativo Offset Convencional X Digital
Associação Educacional Leonardo da Vinci – ASSELVI
Comunicação Social/Publicidade e Propaganda (PEP 17)
09/06/04
RESUMO
Com base em autores como BAER e RIBEIRO, verificamos que durante as décadas de
1930 e 1440, Gutemberg realizou vários experimentos secretos na cidade de Estrausburg, voltado a sua grande invenção. O processo Offset consiste na evolução do sistema mecânico de composição e fundição de tipos, chamado linotipo. Este estudo analisa dois processos de impressão Offset oferecidos no mercado gráfico publicitário na região do médio Vale do Itajaí. Sua pretensão é a de identificar o melhor processo para cada tipo de material desenvolvido pela agência de Publicidade e Propaganda e sua melhor maneira de ser finalizado e enviado para a indústria gráfica.
Palavras-chave: Impressão Offset; Convencional; Digital.
1 INTRODUÇÃO
Conforme o site Museu Virtual da Imprensa, a imprensa de tipos móveis foi inventada por Johann Gutenberg, em 1450, na cidade de Mainz.
2
Durante as décadas de 1430 e 1440, Gutenberg realizou vários experimentos secretos e caros na cidade de Estrasburgo, voltados a sua grande invenção. O surgimento dos tipos móveis foi a chave para o desenvolvimento de tintas, prensas, papéis e produtos periféricos da indústria gráfica. Gutenberg foi estimulado a inventar a imprensa devido à crescente demanda por livros, até então uma produção exclusiva dos ateliers e pelos scriptoriums, departamentos de cópias de livros dos monastérios. A Bíblia foi o primeiro livro impresso por Gutenberg.
A primeira fonte móvel a ser utilizada por Gutenberg na impressão da Bíblia foi desenhada e talhada pelo escriba francês Peter Schoeffer, em Paris, e foi batizada de B42, pois a Bíblia foi impressa em colunas de 42 linhas. Essa fonte foi utilizada na Bíblia que ficou conhecida por Bíblia de Gutenberg ou Bíblia de Mazarin. Para viabilizar essa tiragem,
Gutenberg firmou uma sociedade com o banqueiro Johann Fust;