Resumo do livro manual de psicologia hospitalar - o mapa da doença
Quando temos Saúde , temos autonomia sobre nosso corpo, sobre nossas vontades e somos capazes de tomar nossas próprias decisões. Ao perdermos a saúde, perdemos muito mais do que vale algum bem material, perder a estrutura , a autonomia e independência para que possamos dirigir nossa vida sozinhos, irmos onde queremos, fazermos quando queremos. Perder a saúde meche com a nossa vulnerabilidade e nos traz a dor na consciência.
2) Discorra sobre o conceito de Psicologia Hospitalar.
A Psicologia Hospitalar é o campo de entendimento e tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento. O adoecimento se dá quando sujeito humano, carregado de subjetividade, esbarra em um “real”, de natureza patológica, denominado “doença”, presente em seu próprio corpo, produzindo um infinidade de aspectos psicológicos que podem se evidenciar no paciente, na família na equipe de profissionais.
3)Discorra sobre o objetivo da Psicologia Hospitalar.
O objetivo da psicologia hospitalar é a subjetividade. Compreender as particularidades e subjetividade de cada um, seja na forma de adoecer. É ajudar o sujeito a fazer a travessia da experiência do adoecimento. O psicólogo, oferece para escutar esse sujeito adoentado , falar de si, da doença, da vida ou da morte, do que pensa, do que sente, do que teme , do que deseja, do que quiser falar.
4) O que significa falar em diagnóstico em Psicologia Hospitalar?
O diagnóstico é conhecido da doença por meio de seus sintoma, enquanto na psicologia hospitalar o diagnostico é o conhecimento da situação existencial e subjetiva da pessoa adoentada em sua relação com a doença, mas o que acontece com as pessoas relativamente á doença e ele, o nosso diagnostico não é expresso em termos de nomes de doenças, mas sim por uma descrição abrangente dos processos que influenciam e são influenciados pela doença.
5) Qual o papel do psicólogo hospitalar.
O foco da psicologia