Resumo do livro free - o futuro dos preço capitulo 11
Como uma piada de um século se transformou na lei da economia digital
O matemático francês Antoine Cournot através de sua obra procurou demonstrar como se domina a produção dentro da empresa, levando em consideração a quantidade produzida, ou seja, numa produção é preciso tomar cuidado para que não aconteça redução de preço por interferência da concorrência, uma vez que, na época desta publicação, em 1838, não se considerava um tema de grande importância, o que o deixou decepcionado e tão logo foi ignorado pelos membros da Escola Liberal Francesa, mas não desistiu e abordou o assunto mais afundo deixando sua marca registrada no século e falecendo em 1877.
Após a morte de Antoine Cournoy, sua obra foi vista por um grupo de economista, onde perceberam que o estudo apontado tinha fundamento, e foi assim que o modelo de concorrência poderia ser reavaliado.
Já em 1883, Joseph Bertrnd, também francês e matemático, analisando a obra, chegou a conclusão que Cournot estava completamente equivocado, quando se diz que a quantidade produzida é o fator principal da concorrência . E nisto Joseph mudou a modelo de Cournot , baseando-se nos preços, ou seja para ganhar confiança do mercado poderia reduzir os preços e não limitar a produção para elevar os preços. A ideia de Joseph era para com que as empresas concorressem entre si, ate que os preços atingissem acima do custo de produção, que se dominou de “precificação de custo marginal”.
No entanto, nesta época não havia tanta competição pelo mercado como estes dois modelos aponta na construção de estratégia, e tão logo outros economistas desfizeram tais teorias sendo considerados desnecessários estes comportamentos humanos.
Já no século XX, os mercados se tornaram mais competitivos e foi neste momento que os pesquisadores e estudantes de economia voltaram nas teorias de Cournot e Joseph. A proposta era procurar empresa que melhor adequaria aos modelos de concorrência e de fato