Resumo do livro Feitas para durar
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
QUALIDADE E PRODUTIVIDADE – 6 ABCD, NOITE
LIVRO: FEITAS PARA DURAR, JIM COLLINS E JERRY PORRAS
MARCELO BRINGEL
EGIDIO JUNIOR
ANA BEATRIZ ARAUJO
STEPHANIE HAILA
DOUGLAS NOBRE
FELIPE HENRIQUE
FORTALEZA
2013
RESUMO DO LIVRO
O livro “Feitas para Durar” de Jim Collins e Jerry Porras, desde que foi publicado em 1994, vem provocando muita discussão no mundo da administração. É um livro que apresenta uma leitura fácil e que traz algumas ideias que pretendem derrubar práticas e mitos que são tidos como certezas em muitas organizações até mesmo nos dias de hoje.
Essa obra é resultado de uma longa pesquisa, onde os autores fazem uma comparação entre empresas que chamaram visionárias e uma empresa concorrente (que também é uma grande empresa), mais especificamente entre seus processos, filosofias e forma de gestão. Por meio disso, Collins e Porras pretendem nos mostrar o que faz certas organizações serem tão duradouras e vitoriosas nas suas áreas de atuação e a cada capítulo apresentam uma ideia (várias delas já podemos perceber nas teorias de gestão atuais). Aqui iremos apresentar as principais:
Dar as ferramentas, não impor as soluções:
Este tipo de atitude é considerada a principal característica dessas empresas. Elas nem sempre foram fundadas por líderes carismáticos que arrebatavam multidões com seus discursos de convencimento público. Antes de tudo, seus criadores trataram de gerar mecanismos que fizessem a empresa prosperar independentemente de sua presença no comando. Os autores acreditam que esse tipo de líder é até, de certa forma, prejudicial para que uma organização atinja esse patamar, pois, quando ele não estiver mais a frente à empresa ficará sem rumo. No livro é feita uma comparação entre antigas nações que eram consideradas prósperas por terem bons reis e o processo e a fundação dos Estados Unidos, onde os fundadores