RESUMO DO LIVRO DE LASSALLE
Bom, no primeiro capitulo com o tema o que é uma constituição, o autor busca trazer para nós, leitores, não meramente um conceito superficial da Constituição, mas sim, da sua essência em si. Busca aprofundar o máximo no tema, tentando nos passar mais adiante nos próximos capítulos, para melhor compreendimento e melhor fixamento, do que realmente venha a ser uma Constituição.
Já no item dois, ele faz uma comparação entre a lei e a constituição, dá o questionamento se a constituição que chamamos de lei fundamental faz jus de receber esse nome, se ao menos não tratamos como lei fundamental realmente, fazendo uma comparação com a lei básica, as leis comuns.
No item da Aristocracia, do qual eu não entendi tão bem, mas pelo pouco que entendi, está relacionado com o fato de a nobreza, naquela época, ter uma grande influência na constituição.
No item ‘’a burguesia’’, podemos notas que Lassalle, ressalta as grandes indústrias daquela época na Prússia, como seria se implantassem a constituição do tipo gremial, o que seria um choque nas indústrias e principalmente para a burguesia daquela época , mostrando-nos que a ‘’grande burguesia’’ também pode ser considerado um fragmento da Constituição.
Vejamos, no item ‘’a pequena burguesia e a classe operária’’, lassalle demonstra como seria a hipótese de se o governo tentasse tirar a liberdade de ambos e, principalmente pretendesse transformar o trabalhador em escravos como na época medieval, o que seria totalmente inútil e tempo perdido, porque mostra que o povo, a grande massa, também faz parte da constituição e sairiam a busca dos seus Direitos.