Resumo do livro: as 22 consagradas leis de propaganda e marketing (parte 1)
Livro: As 22 consagradas leis de propaganda e marketing
RESUMO (Parte 1)
Índice:
1. A LEI DA SIMPLICIDADE
2. A LEI DO POSICIONAMENTO
3. A LEI DA CONSISTÊNCIA
4. A LEI DA VENDA
5. A LEI DA EMOÇÃO
6. A LEI DO AMOR
7. A LEI DA EXPERIÊNCIA
8. A LEI DA RELEVÂNCIA
9. A LEI DO HUMOR
10. A LEI DA RUPTURA
11. A LEI DO SALTO
A LEI DA SIMPLICIDADE
Vivemos na era da informação, somos bombardeados diariamente com os mais variados tipos de informação por meio dos diversos canais e meios de comunicação. Sendo assim, nossa capacidade de absorção dessas informações se restringirá aquilo que para cada um é mais relevante e interessante de acordo com as próprias preferências e necessidades de cada indivíduo.
Cabe então aos publicitários e profissionais de marketing o papel de tornar a comunicação e propagandas relevantes e interessantes o bastante para que elas sejam assimiladas pelos consumidores. No caso da propaganda, despertar esse interesse no consumidor deve ser algo quase que instantâneo, logo nos primeiros segundos que ele bater o olho e/ou ouvir sua mensagem.
De acordo com o autor, o melhor caminho é acabar com a confusão desse turbilhão de informações, ou seja, simplificar!
Quanto mais poluirmos a comunicação/propaganda de informações, menos as pessoas tendem a compreender e assimilar o que está sendo transmitido. A simplicidade é a única que reduz a confusão sem prejudicar a compreensão.
Conforme mencionado pelo autor “propaganda é comunicação”, e portanto, é importante direcioná-la para o público certo, se mesmo tendo-a direcionado corretamente seu público não entender a mensagem que você quis passar, significa que sua comunicação foi ineficaz.
Uma das várias formas de se comunicar de maneira eficaz, é simplificar. Note que o imperativo é simples, remete a ações claras e objetivas, fixando muito mais uma ideia (faça, use, ouça, seja, enfim...), frases de efeito, poucas palavras, pouca informação, uma