Resumo do livro Aprendendo a Observar.
Feito o planejamento, o observador já está pronto para colher os dados na folha de protocolo de observações. O protocolo contém uma série de itens, o observador deve preencher um protocolo por período.
Os itens de um protocolo estão relacionadas três conjuntos de informações: identificação geral, identificação das condições em que a observação ocorre, registro de comportamentos e circunstâncias ambientais.
A identificação geral consiste na referência ao observador e objetivo para o qual a observação está sendo usada. A identificação das condições em que a observação ocorre, “quando” e “onde” a observação foi realizada, assim como “quem” foi observado; e o registro de comportamentos e circunstâncias ambientais fornece informações sobre “como” a observação foi realizada, isto é, as técnicas de amostragem e registros de dados, e informação sobre “o que” foi observado.
A identificação das condições em que a observação ocorre fornece ao observador elementos indispensáveis à análise e interpretação dos comportamentos. Sabemos que o número e tipo de respostas que um organismo apresenta estão relacionadas tanto nas características individuais do organismo (sua espécie, história de vida, etc.), como ao ambiente em que se encontra. Por exemplo, é mais provável que eu sorria e dance em uma festa do que num velório.
Apresentamos o seguinte modelo de protocolo: (pág 45 á 55)
1- Nome do observador: não necessita de explicação para seu preenchimento.
2- Objetivo da observação: depende do trabalho a ser realizado.
3- Data: o dia que a observação foi realizada
4- Horário: o horário que a observação foi iniciada e finalizada.
5- Diagrama da situação: medida do ambiente que será realizada a entrevista, apresentar legendas, símbolos, números e letras para a identificação, reproduzir portas, janela e móveis na mesma escala, manter a proporção relativas entre os objetos.
6- Relato do ambiente físico: descreverá em que o sujeito se