Resumo do Julgamento de Nuremberg
As cenas do filme mostram também a situação não só de Nuremberg, que foi o palco das maiores manifestações de Hitler, mas também da Alemanha, arrasada pela guerra, bem como também a crueldade e as atrocidades cometidas contra 6 milhões de Judeus. Destaca-se do filme imagens que demonstram o aspecto de magreza, de desnutrição, de desespero dos judeus; crianças, mulheres, homens, todos massacrados como uma raça inferior que deveria ser exterminada.
O julgamento, que baseou-se mais em provas materiais do que em testemunhos, possuiu condições especiais pelo fato de muitos dos processos contra os réus terem se derivado de leis que foram criadas após o fim da guerra pelas nações vencedoras, além de serem leis que não regiam necessariamente a Alemanha, mas sim os países aliados, sendo que foram tomadas bases legais americanas e europeias para fazerem parte do sistema judiciário e legal no qual se baseou o tribunal. Houve uma nova estrutura jurídica que impunha uma nova ordem aos estados. A partir daquele momento, esses seriam responsabilizados pelas suas ações internas, de acordo com sua gravidade, pela comunidade internacional.
Os réus foram julgados por crimes contra a humanidade, justificativa para a intervenção das nações aliadas no julgamento desses. São mostradas as torturas, as mortes de pessoas de todas as idades e sexos, enquanto se prova a culpabilidade dos réus, os quais são acusados de assinarem ordens de execução, de colaborarem com as ordens do governo nazista, ou mesmo quando não estavam envolvidos