resumo inserção periferica
Um dos objetivos do uso de cateteres venoso de longa permanência é diminuir ou eliminar os traumas relacionados com a punção venosa, quer sejam os psicológicos ou físicos relacionados com o cateter. (5) O cateter PICC quando adequadamente manipulado pelo enfermeiro capacitado, oferece segurança ao paciente e a equipe e para sua aplicação o enfermeiro realiza a avaliação do paciente quanto à disponibilidade de punção venosa em veia periférica e condições clínica.
As falhas de infusão interferem na terapia intravenosa, causando considerável preocupação para a equipe de saúde e comprometendo o tratamento e o estado geral do paciente podendo levar a gravidade e complicações irreparáveis. Além disso, a reinserção de um novo dispositivo de acesso vascular acarreta aumento nos custo de materiais, consumo de tempo da Assistência de Enfermagem e sofrimento para o cliente.
Os pacientes que necessitam de terapia intravenosa por tempo prolongado e devido à contra indicações clinicas não podem ser submetidos a procedimento de acesso venoso central a ocorrência de falhas sucessivas de infusão pode se tornar um problema que compromete a administração de fluidos e medicamentos.(6)
Os PICC (s) oferecem várias vantagens sobre os cateteres venosos periféricos curtos evitando interrupção terapêutica, minimizando o desperdício de veia, múltiplas venopuções. Contenção de despesas, pois pode ser instalado à beira leito por um enfermeiro, evitando a necessidade de procedimento cirúrgico, podendo permanecer no local durante o tempo que for necessário excluindo complicações.