Resumo - O julgamento de Nuremberg
O filme “O Julgamento de Nuremberg” retrata o tribunal onde foram julgados os líderes políticos e autoridades nazistas que cometeram crimes brutais contra a humanidade.
O tribunal de Nuremberg é formado pelos quatro países aliados vencedores da grande II Guerra Mundial: Estados Unidos, Inglaterra, França e URSS. O local escolhido foi o antigo Palácio da Justiça na cidade de Nuremberg, na Alemanha, onde se concentravam os réus, as evidências e as testemunhas dos crimes de guerra. Esse julgamento é considerado importante na historia porque alem de impulsionar mudanças na estrutura jurídica, ele estabeleceu uma base de conduta entre as nações por ter sido o primeiro julgamento internacional de crimes de guerra e crimes contra a pessoa humana.
Ao todo eram vinte e dois homens á serem julgados, dentre eles estava Hermann Goering, o braço direito de Hitler. As evidências mostravam a brutalidade nos campos de concentração, nas câmaras de gás e nos experimentos médicos com judeus.
A defesa dos réus consistiu em dizer que estavam sendo leais á sua pátria, cumprindo ordens do governo, impostas por Hitler. O tribunal procurou punir com a maior justiça possível os crimes horrendos, garantindo que as atrocidades não fossem repetidas, e que os direitos da pessoa humana fossem resguardados pela lei.
Para as considerações finais, os motivos das sentenças foram quatro: 1º Conspiração para cometer agressão; 2º Crimes contra a paz; 3º Crimes de Guerra; 4º Crimes contra a humanidade;
Por fim, vinte e um lideres nazistas foram acusados, três foram absolvidos, onze foram sentenciados á forca e outros foram condenados ou á prisão perpétua ou de dez á quinze anos. Goering escolheu o suicídio á forca.
Gabriela Aragão de Oliveira