Resumo do Islamismo
O islamismo surgiu desde a criação do homem, diferente do cristianismo, onde o tempo começou a ser contado a partir do nascimento do seu principal profeta, Jesus Cristo. Adão, o primeiro homem na Terra, é um dos profetas do islã e Maomé o último.
Um dos pontos fortes do islamismo é que a religião é vista como um modo de vida que se relaciona com todos os aspectos da vida humana, como a sociedade, a política, as finanças e os militares.
Crenças do Islamismo
A religião islâmica possui seis crenças básicas: a crença em único Deus existente (Alá), em anjos enviados por Alá, nos Livros Sagrados (Torá, Salmos, Evangelho e o Alcorão), em vários profetas, no dia do Julgamento Final e na predestinação (Alá tem o poder de decidir sobre a vida de cada um).
O islamismo também é constituído de 5 preceitos básicos que todos os islâmicos devem seguir e pregar: Chahada ou Shahada (aceitação e recitação do credo), Salat ou Salah (fazer cinco orações ao longo do dia), Zakat ou Zakah (dar esmola), Saum ou Siyam (jejuar no mês sagrado, o Ramadão) e o Haj (peregrinar a Meca, se tiver condições financeiras).
Locais sagrados do Islamismo
Os três principais lugares sagrados para o islamismo são a Caaba (cubo) localizado na principal mesquita de Meca, onde os muçulmanos deveriam ir de acordo com o Haj; a cidade de Medina (local da fuga de Maomé) e a cidade de Jerusalém (onde Maomé teria morrido e subido ao céu).
História do Islamismo
O principal profeta e criador da religião islã, Maomé (Muhammad), nasceu no ano de 570 na cidade árabe de Meca. Filho de comerciantes, ele viajou a região inteira e conheceu diversas pessoas e crenças.
Com 40 anos de idade, Maomé presenciou o anjo Gabriel que lhe passou o