Resumo do filme
PEDAGOGIA/ III SEMESTRE
TASLA CHAIANE MENEZES GOUVEIA
RESUMO DO FILME: O SORRISO DE MONALIZA
SALVADOR
2013
PEDAGOGIA/ III SEMESTRE
CAMPUS: MERCÊS
TASLA CHAIANE MENEZES GOUVEIA
Trabalho apresentado no curso de Pedagogia da Faculdade Maurício de Nassau como requisito de avaliação da disciplina de Arte da Educação, sob orientação da professora Mônica Lins.
SALVADOR
2013
O Sorriso de Monaliza é um filme baseado na década de 1953, onde retrata a passagem de uma jovem professora boemia da Califórnia, que foi selecionada para ensinar História da Arte em uma conceituada escola do país. A escola de Wellesley era referencia no que se diz escola base para mulheres, entretanto na sua linha conservadora de ensinar. Chega, portanto uma professora com ideias libertárias e contrárias aquela tão famosa escola.
De início a professora Katharine chega a cidade super entusiasmada pelo convite em fazer parte o corpo docente de uma nobre e tradicional escola. No entanto percebe diversas normas e regras na sua chegada, contudo, ela tinha na bagagem ideias renovadoras que iria quebrar os tabus e consagrar novas ideais, trazendo assim o diferente.
Na primeira apresentação da professora Katharine frente as alunas foi de encantamento com o tamanho respeito daquelas jovens com a tradição e a insegurança do novo trabalho.
A professora então, vivencia o seu primeiro dia de aula, ao passar o seu conteúdo percebe que está em uma sala cercada de alunas com uma capacidade extrema de assimilação do seu conteúdo. Katharine então, se depara com o desafio em sua aula, o que ensinar aquelas jovens? E de que forma posso trabalhar meu conteúdo de forma renovadora e