Resumo do Filme - O contador de Histórias
Análise de algum fragmento do desenvolvimento de Roberto Carlos
O desenvolvimento do ser humano é algo que ocorre a partir do momento em que ele nasce e se estende até sua morte. O meio em que determinada pessoa vive e as pessoas que o cercam influenciam diretamente no desenvolvimento de tal pessoa. No processo interativo do ser humano com o mundo é formada uma Rede de Significação, no qual o comportamento e as ações de uma pessoa são influenciados pela ação de outras.
O filme “O Contador de Histórias” retrata esse processo de desenvolvimento na vida do protagonista, Roberto Carlos.
Ao analisar a história de vida de Roberto Carlos, pode-se perceber que seu desenvolvimento e consequentemente sua vida tomaram rumos completamente diferentes a partir do momento em que sua mãe o deixou aos cuidados da FEBEM de Belo Horizonte, lugar onde ele passou a maior parte da infância, isso quando não fugia para a rua. Nesse novo mundo no qual ele foi inserido, ele teve que usar elementos para se adaptar e para ser aceito no meio. Entretanto em toda interação ocorre conflitos, pois se estabelecem um confronto de ideias, motivações e comportamentos diferentes entre cada ser humano, por isso as autoras do artigo: Uma perspectiva teórico-metodológica para análise do desenvolvimento humano e do processo de investigação, afirmam que “O desenvolvimento se faz através de conflitos e crises, onde a contradição revela-se como parte integrante e fundamental no processo de constituição das pessoas e das situações.” (Rossetti-Ferreira, Amorim e Silva, 2000).
Rossetti-Ferreira, Amorim e Silva (2000), abordam em seu artigo sobre o tempo vivido, ou ontogenético, que se refere a disposições que são adquiridas ao longo da vida de uma pessoa que é resultado de sua interação com o grupo social em que vive. E é justamente no tempo vivido onde as mudanças são mais evidentes. Ao ser inserido na FEBEM,