Resumo do filme "O clã da caverna do urso".
A menina de nome “Ayla” assiste a morte de sua mãe provocada por um terremoto. Então começa a vagar solitária pelas florestas até ser atacada por um leão da montanha. Por conseguir se esconder dentro de uma caverna antes de um possível ataque fatal, ela acaba sendo atingida na perna, o que lhe dá uma enorme cicatriz.
Depois desse ataque, ela começa a vagar perdida pela floresta até escorregar e bater a cabeça em uma pedra, ficando desacordada. Um clã nômade acaba encontrando-a desacordada no meio do seu caminho migratório e adotando-a por se apiedarem de seu estado completamente indefeso, despertando a desaprovação da maioria dos membros do clã pois a garotinha não conhecia os costumes do grupo e suas “memórias”.
Ela é adotada por Iza (a curandeira da comunidade) e Creb (o xamã, ou Mog-ur, como este povo o chamava). Mas isso, como dito anteriormente, causa o repúdio dos outros membros do clã pois ela não pertence a este. Ela pertence ao “Outro” povo. Então os membros do clã convocam os espíritos para que possam lhes guiar sobre como proceder neste impasse.
Ensinam a Ayla a língua do clã (fato que denota que estes povos possuíam um complexo sistema linguístico.
A tribo continua a migrar em busca da grande caverna do urso (segundo lhes contavam suas tradições, seria o abrigo ideal para aquela tribo), mas como não a acham com facilidade, começam a atribuir a culpa por esta demora à infelicidade dos deuses com a chegada de Ayla a tribo. Por fim, acham a caverna e se instalam nela. Ayla então começa a lidar com o preconceito e a perseguição de Broud, um jovem rapaz que é treinado para liderar a tribo. Ele a persegue por considerar que ela nunca se adaptará a tribo.
Creb e Iza ensinam a Ayla traços dos seus respectivos ofícios. Creb ensina a Ayla a ciência da contagem e a importância dos