Resumo do filme e seu nome é jonas
A mãe busca ajuda de todas as maneiras possíveis, visando beneficiar sua família. O pai de Jonas não aguenta a pressão social de ter um filho com deficiência e abandona seu lar, devido a todas as limitações comunicativas impostas pela surdez.
Ao longo do filme, o ensino de uma língua é visto pela família como forma de sair do isolamento no qual se encontrava e nisso se evidencia o conflito entre oralizar a criança ou utilizar a Língua de Sinais com ela. Quando a mãe de Jonas opta por utilizar essa forma de comunicação diferenciada com o filho, desencadeia-se um processo de construção identitária daquele surdo que o torna um sujeito ativo no ambiente onde está inserido.
Em uma das últimas cenas do filme, Jonas vibra com o aprendizado de sinais e o utiliza para nomear tudo que o rodeia: árvores, folhas, objetos, pessoas, etc. Com isso, ele consegue entender o significado de conceitos que, até então, não eram compreendidos e, até mesmo, consegue dar sentido às experiências vividas, como a morte de seu