Rochas
Introdução Muitas e intensas transformações ambientais são resultantes das relações entre o homem e o meio em que ele vive, as quais se desenvolvem num processo histórico.
A intensificação dos processos erosivos é um exemplo de problema ambiental que resulta do uso inadequado do solo e repercute de forma negativa sobre a qualidade de vida. Além de limitar as possibilidades de geração de renda a partir da agricultura, a erosão pode comprometer outros usos, como habitação e urbanização. O homem altera os processos naturais de erosão do solo ao interferir nos fatores que determinam as características do mesmo. Entre estes fatores destacam-se a topografia, a cobertura vegetal e a estrutura física do solo. É importante destacar que a mesma alteração, em um mesmo fator, terá resultados diferentes de acordo com o tipo de solo.
Portanto, muitos processos, naturais ou antrópicos, podem ter suas causas e conseqüências identificadas a partir do conhecimento das interações entre os elementos na bacia hidrográfica, o que permite uma análise mais completa e, conseqüentemente, mais correta do processo.
1. Objetivo
O objetivo principal é destacar os principais tipos de processos erosivos que ocorre nas encostas, suas causas e conseqüências. Os fatores condicionantes para que esses tipos de processos ocorram, o tipo de cobertura