serviço social
RESUMO DO FILME:
E O SEU NOME É JONAS
Fortaleza-Ce
25/02/2014
Este filme narra a história de Jonas, um garotinho que nasceu surdo. Porém, quando foi crescendo, os médicos o diagnosticaram erroneamente como retardado, provavelmente porque ele não conseguia ouvir palavras e consequentemente não conseguia reproduzi-las e falar,o que o impedia de se comunicar; fazendo assim com que os médicos achassem que ele não raciocinava. O erro médico de considerá-lo retardado, o fez passar 3 anos internado em clínicas para crianças com problemas mentais.
Quando os pais de Jonas descobriram, através de outro médico, que ele não tinha problemas mentais, era apenas surdo, o levaram de volta para casa. Entretanto, foi muito difícil a convivência,pois toda a família de Jonas era de ouvintes e não sabiam como se comunicar com Jonas; eles falavam e esperavam que Jonas fizesse leitura labial, mas Jonas não conhecia as palavras, por isso era impossível entender. A falta de informação sobre surdez por parte da família foi um dos maiores problemas enfrentados. Jonas, era agressivo muitas vezes, pois os seus pais nunca entendiam o que ele queria comunicar.
Os pais de Jonas o levaram a uma médica para fazer terapias, na esperança de que ele se tornasse uma criança “normal”. Porém essa médica trabalhava com métodos muito arcaicos, que consistiam em ensiná-lo a falar e ler lábios, afirmando que dessa forma ele deixaria de ser “mudo”. A médica proibia que a mãe de Jonas o deixasse aprender língua de sinais, afirmando que os sinais tornavam as crianças preguiçosas para aprender a falar.
Um dia, quando estava na clínica de terapias de Jonas, sua mãe percebe uma família se comunicando por sinais, e resolve procurá-los para saber melhor a respeito dos surdos e desses sinais pelos quais se comunicam. Nesta família, o filho e o pai eram surdos,mas a mãe era ouvinte, entretanto sabia libras e