Resumo do filme a onda
Professora Denise – Faculdades Cathedral.
O filme a onda trata de uma classe que ao ter uma semana de aula sobre Autocracia com o professor Venger, começam com as aulas a mostrarem comportamentos de ditadura.
Os fatos são reais e aconteceram em uma escola na Alemanha, alunos escolhem um tema pra uma semana de aula, com o Professor venger que propõe um experimento que explique na pratica os mecanismo do fascismo, começa sua aula falando de Autokratie – que significa poder próprio, quando um individuo ou um grupo dominam uma massa.
Alunos começam a gostar da aula, comentam com a família, das mudanças com o novo professor que ensina a eles sobre ditadura, sobre postura, sentindo assim as diferenças das disciplina e poder. Assim com essas mudanças os alunos começam a agir de maneira diferente começam escolhendo uma cor única pra classe (Branco) para se diferenciarem dos demais, como se fosse um uniforme.
A escolha do uniforme foi apenas o inicio do que estava acontecendo ali, e nem eles próprios estavam percebendo, e logo em seguida resolveram escolher um nome para o grupo sendo ele chamado de A ONDA e assim fazem um escudo ou seja uma marca pra esse grupo e finalizam com uma saudação para os integrantes, tornando-se fascista ou ditadores sem mesmo perceber, espalham seu escudo por toda a cidade. Com todo o exposto surge as reclamações de alguns alunos, professores e pais.
Após o primeiro passo para a formação de um grupo fascista alguns alunos começam a agir diferente, de maneira que começam se proteger um ao outro, excluindo aqueles que não aceitam suas condições (suas crenças), sendo até agressivos com os demais que são contrários ao grupo.
Ao ver que a situação estar fora de controle, O professor venger faz uma reunião com os membros e simpatizantes do A ONDA, e mostra a eles o que eles estavam se tornando, mas o fim não termina como ele desejava, com a revolta de um aluno que sentia a necessidades