Resumo do filme a antropologa
O enredo continua quando Malu conhece uma menina chamada Caroline que logo de inicio notasse ser de fundamental importância para a historia. A antropóloga então começa a fazer sua pesquisa sobre as plantas medicinais onde entrevista alguns moradores da Lagoa da Conceição, é nesse momento que o autor quis mostrar também um pouco sobre os costumes e cultura dos moradores reais que ali vivem, onde falam de uma forma simples e ingênua sobre suas vidas naquele lugar o que também nos remete dentro do mundo desses moradores, onde a cura para todos os tipos de doença e sempre encontrada através das ervas e também da fé que é colocada em questão através da figura da benzedeira Ritinha.
A história toma um ar lúdico quando a antropóloga e convidada para ir a casa da menina Carolina onde através das contos e do clima sombrio da noite cria-se uma atmosfera de suspense, tendo como final de cena o mal estar da menina que e socorrida pela benzedeira daquele lugar. Em seguida o filme mostra um ar de documentário ao inserir a participação dos não atores o que contribui de forma definitiva para aumentar o envolvimento com a trama, de forma a nos provocar risos, remeterem curiosidades, e também nos envolver num cenário misterioso e encantado.
Ao tentar entender os efeitos das ervas sobre os moradores a protagonista se ver entrando no mundo desses moradores. Onde ao mesmo tempo em que ela descobre que a menina tem uma doença grave ela começa a acreditar nas crenças locais, onde o problema sofrido pela menina e causado por bruxas. As cenas aéreas da Costa e da Lagoa quase nos colocam na vassoura da bruxa, ou nos provocam um mal estar sutil, de quem se sente, de repente, observado por algo ruim.