Resumo do filme segunda feira ao sol
R.: segundo Ricardo Antunes houve, por um lado a desproletarização do trabalho manual, industrial e fabril e por outro ladoa ehterogenização, subproletarização e precarização do trabalho, a diminuição do operariado industrial e o aumento da classe que vive do trabalho.
2- Como Ricardo Antunes caracteriza a crise da sociedade de trabalho?
R.: Ricardo Antunes caracteriza a crise na sociedade do trabalho com a substituição da mão de obra humana por máquinas, a heterogenização do trabalho, a intelectualização do trabalho manual, a formação de profissionais com pouca qualidade e consequentemente a falta de mão de obra qualificada, a alta taxa de desemprego, etc..
3- Quais argumentos são utilizados para rebater a ideia de que a classe trabalhadora estaria em vias de extinção no capitalismo avançado?
R.: A terceirização, por exemplo, não deixa de ser classe que vive do trabalho. Mesmo o trabalho manual sendo substituído por maquinas, é preciso mão de obra intelectual, as máquinas inteligentes precisam que um ser-humano transfira o conhecimento pra ela. Por isso o trabalho não pode ser extinto.
Resumo do filme: Segunda-feira ao sol
O filme segunda-feira ao sol retrata a vida homens que perderam seus empregos por causa da crise. Eles sempre se encontram num bar todas as noites para conversar sobre suas frustações e esperanças. O bar pertence a Rico, um dos operários mandados embora que usou o dinheiro da indenização para abrir o bar, ele tem uma filha que sempre observa os amigos conversando e trabalho como baba para uma família rica.
Um dos personagens principais é Santa, ele é ex-líder sindical, um homem solitário que foi demitido por quebrar uma lâmpada. Outro personagem é Lino, ele sobrevive com o dinheiro do seguro desemprego e sonha em conseguir outro emprego, ele vai a várias entrevistas de emprego mas nunca é admitido porque já está velho para