Crystal
• MERCADO CERVEJEIRO O Brasil apresenta dimensões continentais, com seus 8,5 milhões de km2 (aproximadamente 23 vezes maior do que a Alemanha) e uma população de 169 milhões de habitantes. O país conta hoje com mais de 60 cervejarias de médio e grande porte, que adotam a mais moderna tecnologia cervejeira para fabricar suas cervejas. A enorme polarização do mercado cervejeiro, onde apenas três grandes grupos concentram mais de 90% do mercado (Ambev, Kaiser, Schincariol), está levando ao surgimento de cervejarias regionais e microcervejarias, número esse que cresce continuamente e já perfaz mais de 40. A produção brasileira de cerveja soma aproximadamente 84,5 milhões de hectolitros anuais, colocando o Brasil em quarto lugar a nível mundial, atrás apenas dos Estados Unidos (236,5 milhões de hectolitros / ano), China (209 milhões de hectolitros / ano) e Alemanha (112,8 milhões de hectolitros / ano). A distribuição da produção de cerveja no Brasil não é feita de modo uniforme, de modo que existe uma concentração mais acentuada nos estados mais industrializados da União como a região Sudeste que conta com 57,5% da produção e 46 milhões de hectolitros anuais. As outras regiões como a região Nordeste fica com 17,3% da produção e 13,88 milhões de hectolitros, a região Sul com 14,8% do mercado e 11,8 milhões de hectolitros, a região Centro-Oeste com 7,5 e 5,97 milhões de hectolitros e a região Norte com 2,9% e 2,35 milhões de hectolitros.
• PARTICIPAÇÃO DO MERCADO – FABRICANTES
• PARTICIPAÇÃO DE MERCADO – MARCAS
(Fonte: Fabricantes Setembro de 2006/AC Nilsen (Publicado na Gazeta Mercantil, caderno C-6, segunda-feira, 16 de outubro de 2006)
• NOVOS MERCADOS O crescimento do consumo em 2006 deverá ser de 5%, comparando com o do ano passado. Um novo concorrente no mercado, a Femsa Cerveja Brasil, a empresa mexicana, que adquiriu as cervejarias Kaiser, no começo deste ano, se mostra bem mais disposta do que a sua