A Metodologia Crystal
Vários do princípios-chaves da Crystal Methodology incluem trabalho em equipe, comunicação e simplicidade, assim como a reflexão para frequentes ajustes e melhorias do processo. Semelhante a outras metodologias de desenvolvimento ágil, Crystal promove rapidez, frequentes entregas de software funcionando, grande envolvimento do usuário, adaptabilidade e a remoção de burocracias e distrações. Alistair Cockburn, o originador de Crystal, lançou um livro, Crystal Clear: Uma Metodologia de tração humana para equipes pequenas (Crystal Clear: A Human-Powered Methodology for Small Teams).
Crystal Methods é uma família de metodologias (the Crystal Family), desenvolvida por Alistair Cockburn, em meados dos anos 90. Os métodos surgiram de anos de pesquisas e entrevistas a equipes, feitas por Cockburn. Essas pesquisas mostraram que as equipes entrevistadas ainda não seguiam metodologias formais, mas conseguiam entregar projetos bem-sucedidos. A família Crystal é o catalogo que Cockburn criou, contendo as práticas entrevistados para entregar esses projetos.
Crystal são consideradas e descrita como “metodologias leves”. O uso da palavra Crystal vem da pedra preciosa, onde, em termos de software, as faces da pedra são as diferentes visões de um núcleo implícito de princípios e valores. As faces representam as técnicas, ferramentas, normas