Metodologia Crystal
O método ágil Crystal ou família de metodologia Crystal foi criado em 2000 pelo Alistair Cockburn, com foco em interação, comunicação, habilidade, talentos e comunicação.
O termo “CRYSTAL” é uma referência as várias faces de uma pedra, que em termos de software a face são uma visão diferenciada sobre o núcleo fundamental de valores e princípios, enquanto cada face da pedra representa um elemento especifico, Cockburn diferencia também a metodologia, técnica e política.
Metodologia – conjunto de elementos (EX: práticas e ferramentas);
Técnicas – áreas de habilidades (EX: desenvolvimento de casos de uso);
Políticas – padrões organizacionais.
Em sua pesquisa Cockburn definiu o comportamento das pessoas que trabalham em equipe:
As pessoas quando se comunicam cara-a-cara ganham tempo sobre duvidas ou discussões;
As pessoas tende a perder desempenho ao longo do tempo;
As pessoas são altamente variáveis, variando de dia para dia e de um lugar para outro;
As pessoas geralmente querem ser prestativas, procuram em volta, tentam tomar a iniciativa e fazer “o que for necessário” para colocar o projeto para funcionar.
Características.
A metodologia Crystal, são uma família de metodologia para todos os tipos de equipe, com diferentes estratégias e são descrito como “metodologia leves”, boa parte da metodologia é pouco definida e segundo Cockburn é proposital, já que a ideia é que cada organização definia as tarefas que forem mais suscetível ao projeto em desenvolvimento.
A metodologia Crystal é divididas em cores, porem em todos os membros dessa família existem princípios comuns, Cockburn descobriu que quando mais semelhante for os princípios inseridos em um projeto, as chances de obter sucesso são elevadas.
Algumas cores da família crystal:
Crystal Clear.
Crystal Yellow.
Crystal Orange.
Crystal Red.
Crystal Maroon.
Princípios.
Entrega Frequente: utilizando o modelo incremental onde cada incremento deve ter duração máxima de 4 meses, mas se