Trabalho em altitude
Considerando que trabalho em altura é qualquer atividade que o trabalhador atue acima do nível do solo. Para trabalhos em altura acima de 2 metros é obrigatório, além dos EPI’s básicos a utilização do cinturão de segurança tipo paraquedista. Para a realização de atividades em altura os trabalhadores devem:
• Possuir os exames específicos da função comprovados no ASO – Atestado de Saúde Ocupacional (o ASO deve indicar explicitamente que a pessoa está apta a executar trabalho em local elevado);
• Estar em perfeitas condições físicas e psicológicas, paralisando a atividade caso sinta qualquer alteração em suas condições;
• Estar treinado e orientado sobre todos os riscos envolvidos.
Os equipamentos utilizados para o trabalho em altura são:
2 - Equipamentos utilizados para trabalho em altura
2.1 - Cinturão de segurança tipo paraquedista:
O cinturão de segurança tipo paraquedista fornece segurança quanto a possíveis quedas e, posição de trabalho ergonômico. É essencial o ajuste do cinturão ao corpo do empregado para garantir a correta distribuição da força de impacto e minimizar os efeitos da suspensão inerte.
2.2 - Talabarte de segurança tipo regulável:
Equipamento de segurança utilizado para proteção contra risco de queda no posicionamento nos trabalhos em altura, sendo utilizado em conjunto com cinturão de segurança tipo paraquedista. O equipamento é regulável permitindo, que seu comprimento seja ajustado.
2.3 - Talabartes de segurança tipo y com absorvedor de energia
Equipamento de segurança utilizado para proteção contra risco de queda na movimentação no trabalho em altura.
2.4 - Dispositivo trava quedas
É um dispositivo de segurança utilizado para proteção do empregado contra quedas em operações com movimentação vertical ou horizontal, quando utilizado com cinturão de segurança tipo paraquedista.
2.5 - Fita de ancoragem É um dispositivo que permite criar pontos de ancoragem da corda de segurança.