Resumo do Filme: Ensaio sobre a Cegueira
RESUMO
É um filme que mostra os personagens passando por uma epidemia chamada de “mal branco” onde não é possível detectar a causa e sendo assim todos passam a ficar cegos, exceto uma pessoa que é a mulher do médico.
Tudo começa com um homem ficando cego inesperadamente no meio do transito. O mesmo estava dirigindo o seu carro e se viu sem conseguir sair do lugar pois tudo ficou branco. Muitas pessoas sem entender a gravidade da situação passaram a buzinar e xingar, já outras pessoas foram até o carro para ver o que estava acontecendo e encontraram o homem sem conseguir enxergar, um transeunte se propôs a ajuda-lo mas o mesmo após deixa-lo na sua casa roubou-lhe o carro.
Esse rapaz que ficou cego no meio do transito foi orientado pela esposa a procurar um médico Oftalmologista. Já na clinica o médico percebendo a gravidade do caso passou ele na frente dos outros pacientes e mais uma vez podemos observar que as pessoas que ali estavam aguardando começaram a reclamar.
É um filme que chama a nossa atenção a todo o momento para as cenas onde visivelmente constatamos a cegueira humana para com o próximo onde a indiferença e insensibilidade estão constantemente presentes.
Logo, como uma epidemia, a cegueira se alastrou afetando mais e mais pessoas.
Para isolar os cegos do restante da população sã o governo encaminhou os mesmos para um lugar (espécie de manicômio desativado) onde possuem um tratamento parecido com um campo de concentração, esses cegos não possuem mais liberdade e contato com o mundo externo e passam a serem vigiados e monitorados 24 horas. Os guardas que monitoram são orientados a não se aproximarem e usam roupas (vestimentas) especiais.
Novamente verificamos a cegueira humana quando um dos cegos reclusos (o médico) juntamente com sua esposa ( não cega mas finge estar para ficar junto ao marido) tenta se aproximar dos guardas e pedir medicamentos para um outro cego que possui um ferimento na perna