resumo dos filmes ensaio sobre a cegueira e o som do coração
“ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA” E “AO SOM DO CORAÇÃO”
Trabalho de Pesquisa da Matéria de Processo Psicológico Básico I, na Faculdade Anhanguera. Ccccccccccccc
Orientadora: Profa. Norma
Santo André – SP, 2013
O Filme “Ensaio Sobre a Cegueira” aborda um assunto sobre a humanidade com um olhar crítico, aborda comportamentos e os efeitos destes no meio social e em si mesmo, que remete a uma reflexão mais profunda do que o ser singular, porém propõem uma reflexão geral, sobre o grupo de humanos que sobrevivem na Terra, suas ações e consequências.
Em suma o filme nos traz uma ideologia, ou deseja apresentar um ponto de vista sobre o grupo de humanos que formamos ou desejamos formar.
"Ensaio Sobre a Cegueira" é inspirado no livro de José Saramago, que relata uma epidemia resumida em uma "cegueira branca", denominada por uma doença misteriosa, contagiosa que espalha-se de forma abstrusa. Esta epidemia ilustra a fraqueza da humanidade e as atitudes do indivíduo frente ao desconhecido e suas ameaças. O filme parte de uma questão sem resposta, ou seja, como os indivíduos podem se enxergar tão exuberantes, donos de um planeta único no sistema solar e de importância inigualável, contendo os mais inteligentes e capacitados para sobreviver com soberania perante outros seres do mesmo planeta, contudo uma simples cegueira os destrói moral e fisicamente, os torna iguais àqueles que tanto julgavam inferiores e incapacitados.
A grande maioria dos humanos se torna cegos. A civilidade é abandonada por uma simples doença, a “cegueira branca” que os desumaniza.
Todo o desejo de beleza é abandonado pelo fator da fome. A busca agora, não é pela felicidade, porém pela sobrevivência. Diante do fato da doença ser contagiosa, o Estado se vê obrigado a concentrar os cegos em um só local. A personagem que interpreta a esposa do médico que foi contagiado aparentemente pela primeira pessoa contagiada, posiciona-se assustada em deixar o