Trabalho
Em geral esse termitos entonces se denomina agricultura convencional denomina o cultivo dos campos utilizando as técnicas tradicionais de preparo do solo e controle fitossanitário. É comum dizer que, em princípios, a agricultura convencional se opõe à orgânica. No sistema convencional, o cultivo agrícola segue basicamente a seguinte ordem:
Arando para plantio
1. ) Remoção da vegetação nativa (desmatamento);
2. ) Aração;
3. ) Calagem;
4. ) Gradagem;
5. ) Semeadura;
6. ) Adubação mineral
7. ) Aplicação de defensivos agrícolas (controle fitossanitário);
8. ) Capinas (manual, mecânica ou por uso de herbicidas);
9. ) Colheita.
OBS.: Diversas particularidades podem ocorrer a essa ordem, conforme a cultura em questão.
Agricultura moderna
A agricultura moderna surgiu após a primeira fase da Revolução Industrial, situada entre o final do século XVIII e o inicio do século XIX, com base na utilização da energia a vapor e também da eletricidade. Logo, ela é aquela caracterizada pela maior regularização das safras e o aumento da produção agrícola devido à utilização de tratores, colheitadeiras, semeadeiras e alguns novos implementos agrícolas.
A invenção da máquina de separar o caroço da fibra do algodão, por exemplo, possibilitou o fornecimento abundante dessa importante matéria prima por um baixo preço. O Cotton Gin, o descaroçador de algodão, foi inventado em 1793 por Eli Whitney, um mestre-escola da Nova Inglaterra. Do ponto de vista de diversos historiadores, essa invenção contribuiu mais para a extinção da escravatura na América do Norte, que todas as teorias que pudessem incentivá-lo na época.
Colheitadeira em um campo de cultivo de cerais
Nesse período houve também um grande desenvolvimento do conhecimento científico e a criação de novos tratos culturais, que foram introduzidos nas lavouras. Contudo, o principal fator de estímulo ao desenvolvimento e a modernização da agricultura foi a acumulação de bens