Resumo do filme césio 137
O filme retrata o incidente ocorrido em Goiânia em setembro de 1987 com o césio 137, que é sem dúvida o incidente com material radioativo mais grave no Brasil. O roteiro foi baseado inclusive em depoimentos das próprias vítimas do acidente, no qual relatam a irresponsabilidade do governo, bem como, o descaso das vítimas do acidente.
A falta de conhecimento da população, incluindo o próprio hospital e a vigilância sanitária e a irresponsabilidade do governo, que não tomou as precauções necessárias para o descarte adequado material radioativo do antigo hospital foram os fatores principais para a ocorrência de tamanha tragédia.
Os dois catadores de sucata, Roberto dos Santos e Wagner Motta que encontraram uma cápsula que continha elemento radioativo (cloreto de césio-137) e que fora levado por estes dois catadores a fim de vender a máquina que era composta de metal e lhes renderiam dinheiro na venda em um ferro velho, não foram os culpados pelo que aconteceu porque eles não sabiam o perigo que encontraram. Como sobreviviam vendendo materiais para o ferro velho, obviamente levaram o material “novo” para ver se tinha algum valor. Quando vendido no ferro velho e depois de aberto pelo dono, o mesmo encontrou um pó branco, parecido ao sal de cozinha, que quando no escuro, brilhava numa cor azulada. Maravilhado com este fenômeno que o mesmo denominou como “sobrenatural”, levou o pó para casa e chamou os conhecidos para que pudessem ver o elemento que havia encontrado e que não se assemelhava em nada com o que conheciam.
Algumas horas depois, muitas das pessoas que foram expostas a esta radiação apresentaram sintomas como vômito, diarreia e tonturas. Sem saber por que estavam passando mal, foram ao hospital onde os médicos diagnosticavam como uma virose e receitavam remédios para a mesma. Porém a esposa do dono do ferro velho, ao ver sua filha muito doente resolveu colher uma amostra do pó que seu marido encontrara na máquina e levou à vigilância sanitária da