Resenha critica
MENDES, Diego de Sousa; PIRES, Giovani de Lorenzi. Desvendando a janela de vidro: relato de uma experiência escolar de mídia-educação e Educação
Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 3, p. 7994, maio, 2009.
CREDENCIAIS DOS AUTORES
Diego de Sousa Mendes é Prof. Subst. do Departamento de Metodologia do
Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa
Catarina (MEN/CED/UFSC), Mestre em educação física pela UFSC.
Giovani de Lorenzi pires, é Professor do Departamento de Educação Física do
Centro
de
Desportos
da
Universidade
Federal
de
Santa
Catarina
(DEF/CDS/UFSC) Doutor em educação física pela Universidade Estadual de
Campinas (Unicamp)
RESUMO DA OBRA
O artigo é constituído de quatro partes, sendo: introdução, metodologia, procedimentos de estudo e considerações finais.
Na introdução, os Autores falam de sua proposta e também de sua preocupação na área em promover interlocuções pedagógicas que tratem especificamente dessa temática no âmbito escolar. Realizando um estudo com base em elementos da pesquisa-ação com o objetivo de elaborar e implementar conjuntamente a um pequeno grupo de professores de educação física escolar da rede municipal de educação de Florianópolis (SC) propostas de interlocução escolar a respeito do tema “Mídia & educação física”.
Na Metodologia, os autores buscam atuar com uma forma específica de pesquisa-ação, mas tratou de retomar alguns dos elementos essenciais dessa e que permitem um caminhar seguro pelos pressupostos de tal metodologia.
Sendo assim, optou-se por balizar o estudo a partir das seguintes dimensões (elementos norteadores) da pesquisa-ação sendo: dimensão
participativo-colaborativa, dimensão de transformação da prática pesquisada, dimensão formativa e dimensão cíclica ou dos ciclos de ação-reflexão-ação.
Os procedimentos
que os
autores utilizaram foi uma
dinâmica
denominada espiral