Resumo do filme: como estrelas na terra, toda criança é especial
1 – Qual é a ideia central do filme?
R: Contar a historia de um menino que tem problemas com dislexia, e o despreparo das escolas.
2 – Quais os erros mais aparentes cometidos pela primeira escola de Ishaan? Exemplifique citando uma cena do filme.
R: Quando a professora o expulsa de sala, julgando-o que o menino não quer aprender. Os professores não eram preparados e não perceberam a dificuldade do menino.
3 – Por que Ishaan não prestava nenhuma atenção nas aulas?
R: Ele não conseguia diferenciar letras como o “d” e “b”, e também ele sonhava acordado, imaginando voar em naves espaciais, ou apenas a observar o pátio da escola.
4 – Ishaan era cheio de imaginação e gostava muito de desenhar e brincar. Aprendemos que a brincadeira, a musicalidade e o desenho contribuem muito no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. Por quê?
R: A criança consegue se desenvolver muito bem com outros métodos de aprendizagem, principalmente as especiais e as com algum distúrbio. Fugir de uma sala de aula e ir para fora, abre a mente das crianças.
5 – Ao ser transferido para a segunda escola, Ishaan enfrentou algumas dificuldades. Cite aquela que mais lhe chamou a atenção e justifique.
R: A distância e saudade que sentiu da família. Ele se sentiu muito abandonado, não compreendendo o real motivo de a sua família ter deixado naquele lugar tão distante. Ele ficou quieto, fazendo automaticamente os hábitos diários.
6 – Qual era a metodologia utilizada pelos professores da escola de Ishaan? O método de ensino aplicado por aqueles professores contribuíram para aprendizagem significativa do aluno? Por quê?
R: O modo de apenas repetir o que o professor diz. Essa metodologia é errada porque a criança não compreende a fundo a matéria, apenas grava o que tem que responder e só.
7 – Qual foi a cena que mais lhe chamou a atenção? Por quê?
R: Quando o professor Nikumbh entra em sala, e os alunos ficam espantados com ele,